sexta-feira, 23 de julho de 2010

Música - A História do Rock no Brasil


O rock desembarcou no Brasil no início da década de 1960. Os primeiros sucessos de rock genuinamente brasileiros foram "Banho de Lua" e "Estúpido Cupido", da cantora Celly Campelo, no começo daquela década. Ainda nos anos sessenta, surgiu a Jovem Guarda, primeiro movimento do rock no país e de sucesso entre boa parte da juventude brasileira. Inspirado nas letras românticas e no ritmo acelerado padrão nos EUA, o gênero se popularizou em terras brasileiras através de cantores como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.

No final deste período, o grupo Mutantes misturou o rock à diversidade da música brasileira. Foram também os primeiros a serem conhecidos no exterior. Na virada para a década de 1970, surge no cenário rock brasileiro nomes como Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados.

Na década seguinte, o rock brasileiro seguiu um novo segmento mais urbano e cotidiano. Entre os destaques, estavam bandas como Legião Urbana que foi um das maiores bandas de rock dos anos 80 e 90 no Brasil, RPM, Ultraje a Rigor, Ira!, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso e Capital Inicial, que continua fazendo sucesso entre o público jovem até hoje.

Na década de 1980 surgiu o grupo Sepultura, que se tornou um dos principais expoente do heavy metal brasileiro e em todo o mundo! Atualmente, o rock brasileiro vem passando por uma fase apagada e bandas como Cachorro Grande, gaúcha e, Nação Zumbi são as que mais preservam a atitute e o estilo musical das grandes bandas do passado.
(Fonte: wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário