sexta-feira, 30 de julho de 2010

Discussão - Abandono de animais


O abandono de animais, em especial os animais domésticos como cães e gatos, é um problema que afeta de maneira cada vez mais os grandes centros urbanos ao redor do mundo. No caso dos cães e gatos, eles são frequentemente recolhidos para os centros de zoonoses, onde ficam alojados por um breve número de dias antes de serem sacrificados.

A lei
A principal lei que protege os animais é a Lei Federal 9.605/98, que trata dos crimes ambientais.

Em seu artigo 32 ela diz que "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos" tem pena de três meses a um ano de prisão e multa, aumentada de um sexto a um terço se ocorrer a morte do animal.

São considerados maus-tratos abandonar, espancar, envenenar, não dar comida diariamente, manter preso em corrente, local sujo ou pequeno demais os animais domésticos, entre outras práticas.

Como denunciar?
Para que uma denúncia possa ser feita, são necessários dados do agressor, para que a queixa possa ser formalizada. Vale o endereço residencial ou comercial. Em caso de atropelamento ou flagrante de abandono, é prudente anotar a placa do carro para posterior identificação no Detran.

A partir da recolha dos dados, a Polícia Militar pode ser acionada pelo telefone 190. Cabe à autoridade policial verificar a ocorrência. A delegacia do bairro também pode ser procurada para registro do Boletim de Ocorrência ou Termo Circunstanciado.

Principais Causas de Abandono:
Cães

18,5% Suja a casa
12,6% Destrutivo fora de casa
12,1% Agressivo com pessoas
11,6% Tem o vício de fugir de casa
11,4% Activo demais
10,9% Requer muita atenção
10,7% Late ou uiva muito
9,7% Morde
9,7% Destrutivo dentro de casa
9,0% Desobediente

Gatos

37,7% Suja a casa
11,4% Destrutivo fora de casa
10,9% Agressivo com pessoas
8,0% Não se adapta com outros animais
8,0% Morde
6,9% Requer muita atenção
12,6% Destrutivo fora de casa
4,6% Eutanásia por motivos de comportamento
6,9% Não amistoso
4,6% Activo demais

Eu, pessoalmente, acho que o abandono de animais é de uma desumanidade inacreditável. Não há motivo que me convença acerca deste aspecto. Há inúmeros casos a todo momento que me deixam boquiaberto!! Há pessoas que quando mudam-se de casa, simplesmente se ''desfazem'' do cão como quem se desfaz de um objeto! Se não há condições de mantê-lo, arranje-lhe um lar decente, como um SER HUMANO sensato o faria. Deixo em aberto este tópico á discussões e adendos porque frequentemente surgem mais e mais notícias complementares sobre o tema.

(Fonte: Wikipédia; Google)

Um comentário:

  1. A B S U R D O e D E S U M A N O... é o que me vem á cabeça quando penso em pessoas que têm a capacidade de maltratar animais... Estes dias, todos pudemos ver o tamanho da crueldade que foi imposta á um cachorro que, por portar carrapatos, foi atirado de um ponte com uma pedra amarrada ao corpo pelo seu dono (que ainda teve a coragem de filmar a atitude) que se justificou alegando que o cachorro estava disseminando os carrapatos pela casa. Plausível? Para mim, NÃO. Sorte que o cachorro cosneguiu nadar até a margem e se salvar...

    ResponderExcluir