sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dia a dia - Pirataria Moderna



É a prática de vender ou distribuir produtos sem a expressa autorização dos proprietários de uma marca ou produto. A pirataria é considerada crime contra o direito autoral, a pena para este delito pode chegar a quatro anos de reclusão e multa.

Os principais produtos pirateados são roupas, calçados, utensílios domésticos, remédios, livros, softwares e CDs. A pirataria, considerada por muitos especialistas como o crime do século XXI e, além de poder frustrar o consumidor nos quesitos qualidade, durabilidade e eficiência, a pirataria de certos produtos, como remédios, óculos de sol e bebidas, por exemplo, pode representar sérios danos à saúde do consumidor.

De acordo com pesquisas no cenário nacional, cerca de 42% da população utiliza algum tipo de produto pirateado.

Aceitação social

A pirataria como parte do cotidiano já é um conceito definido há tempos. A compra de produtos no mercado informal já faz parte integral do cotidiano brasileiro desde a época da tecnologia de vídeo VHS. Tanto os preços inacessíveis e desinteressantes ao público, independentemente da camada social, tornam a pirataria a quase que exclusiva e viável alternativa ao consumidor.

Pirataria, consequências e sua ligação com crime organizado

De acordo com dados da Interpol a pirataria está relacionada ao crime organizado, como ASSALTANTES, TRAFICANTES DE ARMAS, NARCOTRAFICANTES e liga-se até ao TERRORISMO, movimentando mais de meio trilhão de dólares. Além disso a pirataria está intimamente ligada à EXPLORAÇÃO INFANTIL, são mais de 250 milhões de crianças trabalhando em regime desumano.

No Brasil, de acordo com a Frente Parlamentar Contra a Pirataria, esse comércio ilegal impede 2 milhões de empregos formais no país e causa um grande rombo nas contas públicas. O Brasil deixa de arrecadar mais de 10 bilhões de Reais.

Fica a questão, quem tem mais culpa: a Indústria que vende produtos a uma minoria que tem condições de comprá-los ou á população que recorre á meios ilegais de acesso á tecnologia e diversão?

''É melhor tirar pouco de muitos do que muito de poucos...''
(Fonte: wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário