sábado, 1 de janeiro de 2011

Discussão - Bullying na Escola



O que é o Bullying?

O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder.

Á seguir, relaciona algumas ações que podem estar presentes: colocar apelidos maldosos, gozações maldosas, sacanear, humilhar, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, amedrontar, tiranizar, e dominar. Ou seja, qualquer forma de agressão (física ou não) a um indivíduo que o inferiorize em seu meio.

E onde o bullying ocorre?
Mais frequentemente em instituições de ensino.

De que maneira os alunos se envolvem com o Bullying?
Os alunos desempenham alguns papéis no cenário do Bullying:

- alvos de Bullying - são os alunos que só sofrem BULLYING;
- alvos/autores de Bullying - são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING;
- autores de Bullying - são os alunos que só praticam BULLYING;
- testemunhas de Bullying - são os alunos que não sofrem nem praticam Bullying, mas convivem em um ambiente onde isso ocorre.

*Os autores são, comumente, indivíduos que têm pouca empatia. Possuem, na maioria das vezes, famílias desestruturadas, que se utilizam de um modelo deficiente para solução de conflitos e de comportamento com o filho. E têm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e/ou violentos.

*Os alvos são pessoas ou grupos que são prejudicados. São, geralmente, pouco sociáveis. Um forte sentimento de insegurança os impede de solicitar ajuda. São indivíduos com baixa auto-estima que é agravada pelas críticas. Alguns crêem ser merecedores do que lhes é imposto. Têm poucos amigos, são passivos, quietos e não reagem efetivamente aos atos de agressividade sofridos.

*As testemunhas, representam a maioria dos alunos, convivem com a violência e se calam em razão do temor de se tornarem as "próximas vítimas".

O Bullying envolve muitas pessoas. Os meninos, com uma freqüência muito maior, estão mais envolvidos com o Bullying, tanto como autores quanto como alvos. Já entre as meninas, embora com menor freqüência, o BULLYING também ocorre e se caracteriza, principalmente, como prática de exclusão ou difamação.

Quais são as conseqüências do Bullying sobre o ambiente escolar?
Os efeitos são totalmente negativos em toda a esfera do convívio escolar e particular. Alguns dos casos citados na imprensa, como o ocorrido na cidade de Taiúva, interior de São Paulo, no início de 2003, nos quais um ou mais alunos entraram armados na escola, atirando contra quem estivesse a sua frente, retratavam reações de crianças vítimas de BULLYING.

Um comentário:

  1. O programa ''Altas Horas'', exibido nas madrugadas de sábado para domingo e comandado pelo entrevistador Sérginho Groisman vem apresentando uma CAMPANHA engajada nesta temática. Abordando pesquisadores e, inclusive, artistas de todas as mídias que sofreram alguma forma de bullying em sua infância, adolescência. Esta é uma atitude criminosa que está incutida em nosso meio e, pela falta de combate e conhecimento das consequências da mesma, se tornou algo recorrente entre os jovens. Muito boa a iniciativa!!!

    ResponderExcluir